A Arte da desconfiança

Dois caranguejos amigos (mas muito desconfiados um com o outro) estavam passeando pela praia.

A certa altura encontraram um salame.

O Primeiro diz para o outro:
- Olha, já temos o recheio, mas agora falta o pão, vai buscar!
- Eu não! - Diz o outro - Eu vou e você come o salame!
- Então vamos tirar à sorte.

Assim fizeram, e o caranguejo escolhido fez questão de deixar claro:
- Eu vou buscar pão mas você não toca no salame até eu chegar!
- Tá bem - Diz o outro. Passaram horas, dias, semanas, meses, a maré enchia e vazava e o caranguejo sempre em cima do salame para ele não fugir.

Ao fim de alguns anos, o caranguejo já velho e barbudo, lá continuava em cima do salame.
Até que pensou:
"Ele já morreu, nunca mais vai voltar e eu aqui feito besta a guardando o salame. Eu vou  é comê-lo."
Quando ele se prepara para morder o salame, o outro de trás de uma pedra pula e diz:
- Arrá, eu sabia que você ia me enganar, por isso fiquei de olho e não busquei o pão!